Soft skills são as habilidades interpessoais, competências sociais e comportamentais do candidato. São habilidades que não são aprendidas, e que para desenvolve-las é necessário esforço e dedicação diária.

Em uma análise feita pelo Linkedin no início do ano, foi listado 5 soft skills necessários para 2020. Tendo em vista que após a analise entramos em um período de grandes desafios na área profissional por consequência da pandemia, vamos analisar os soft skills:

Criatividade

Sem dúvidas o mercado de trabalho busca a criatividade como a habilidade mais importante, afinal ela está no topo da lista pelo segundo ano consecutivo. O profissional criativo busca enxergar as coisas com uma outra perspectiva afim de obter o novo e o sucesso.

O profissional que hoje consegue enfrentar possíveis gargalos que o trabalho remoto pode oferecer de forma criativa, sem dúvidas consegue desenvolver mais o seu trabalho e sua entrega nos dias de hoje.

Persuasão

Em vendas e Marketing a persuasão é uma soft skill primordial. Em outras áreas e ocasiões ela também é de extrema importância, como ao se comunicar com um cliente, parceiro ou colaborador. Transmitir a mensagem da empresa de forma à incentivar a equipe a vestir a camisa da empresa, e diversas outras situações.

Colaboração

Saber trabalhar em equipe, tendo em mente que a troca de ideias e experiências oferece a possibilidade de desenvolver uma boa ideia ou até mesmo aprimorar uma já existente. É saber ouvir feedback e buscar implementar a sugestão e critica alheia.

No trabalho em equipe as tarefas são desenvolvidas mais rápido pelo simples fato de haver mais de uma pessoa focada em chegar à melhor solução para a questão.

Hoje mais do que nunca a colaboração é necessária para os resultados de uma empresa, uma vez que a produtividade e engajamento de um colaborador pode cair por conta do estresse ocasionado pela pandemia, segundo estudo publicado no Journal of Applied Psychology

Flexibilidade

As empresas que pensam a frente dos demais com ideais futuristas, precisam de colaboradores que sejam adaptáveis às constantes mudanças que surgem no dia a dia da empresa e do mundo. É preciso resiliência na hora de ser flexível e adaptável às possíveis necessidades do mercado de trabalho.

Inteligência Emocional

Nada mais é que a base para que todas as competências acima e demais de fato funcionem. Inteligência emocional é se conhecer, conhecer seus sentimentos, emoções e reações e saber como agir para lidar com elas da melhor forma.

Nessa soft skill também é desenvolvida a empatia, o poder de se colocar no lugar do próximo. Ter a sensibilidade de saber ouvir e se comunicar. Porém na essência, para que isso seja posto em prática, é necessário iniciar se conhecendo.

Fontes:
Linkedin
Journal of Applied Psychology

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