Você conhece a geração Alfa? Esse é o nome que se dá àqueles que nasceram a partir do ano 2010. Essa é a geração que é 100% digital, que vê tudo através de telas, seja elas de smartphone, tablets…

Essa geração ainda não está no mercado de trabalho, tendo em vista que hoje o mais velho dessa geração tem 10 anos, porém no futuro eles estarão atuando no mercado de trabalho, e com isso há uma tendencia de mudança de comportamento nas organizações.

Esses indivíduos possuem a tecnologia como seu braço direito, são atentos e preocupados ao meio ambiente. Eles tendem a ter relações menos próximas, e almejarão buscar o balanço entre a vida pessoal e profissional.

Olhando para o mercado de trabalho, podemos ver claramente uma evolução tecnológica em todos os setores e de forma rápida, o que traz como consequência um atraso na adaptação e crescimento dos profissionais. Isso resulta em escassez de mão de obra.

“A economia digital deixará 30% de pessoas desqualificadas em 2030” segundo previsões de Rainer Strack da Boston Consulting Group. E além disso, segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2025 50% do trabalho hoje realizado por humanos, passará a ser feito por máquinas.

Dito isso, qual a solução para àqueles que vieram antes da Geração Alfa? Certamente diria que o aprendizado e adaptação são o caminho!

Independentemente de qual geração somos, precisamos que nossa curva de aprendizado seja mais ágil. Precisamos aprender à todo momento, e aprender de forma rápida. Com isso, surge novas escolas oferecendo graduações por um período de estudo mais curto, agilizando o processo. A própria Google anunciou que irá oferecer cursos de graduação de seis meses.

Além de aprender, como se adaptar? Para melhorar suas habilidades digitais, faça um plano nesse sentido, pesquise o que existe de cursos para sua área focados no digital. Busque conhecimento, exercite seu cérebro, se aprofunde no tema todos os dias. Para evoluirmos como profissionais, devemos sempre nos adaptarmos.

0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Inscrição na Newsletter

Receba os últimos posts e notícias no seu e-mail

Nunca lhe enviaremos spam.