Um artigo sobre networking e algumas dicas para alcançar fluência nessa área.

Quando buscamos dicas de como aprimorar a carreira, uma das indicações mais comuns é: estabeleça uma rede de contatos que seja boa, ou seja seu networking. Isso pode causar um certo choque em quem tem personalidade mais fechada, mais tímida e é introvertido.

Você pode comparecer em eventos de RH, participar de conversas e estar nos locais que outros profissionais do RH estão. Mas será que existe alguma dica certeira que revele como fazer networking?

Aqui vai a boa notícia, tem sim! Existem certas estratégias que ajudam você a fazer um bom networking. Neste artigo, você vai entender melhor o que significa construir um networking de excelência e a importância da rede de relacionamentos para a área de recrutamento e seleção. 

O significado de um networking de excelência

Socializar no contexto profissional não é fácil, nem mesmo para as pessoas mais extrovertidas, é importante ter tranquilidade e saber o perfil dos profissionais com as quais deseja fazer contato. 

Networking de excelência nada mais é do que trabalhar a rede de contatos, construindo relacionamentos com outros profissionais da sua área de atuação.

O objetivo é fazer com que você tenha acesso a informações relevantes como: grandes profissionais em busca de oportunidades ou o aprofundamento no contato com grandes empresas.

Na área de Recrutamento e Seleção o networking se torna uma ferramenta vantajosa já que permiti compreender não só a personalidade mais conhecer a habilidade de comunicação de novos contato e quem sabe, futuros colaboradores. Ao criar esse relacionamento com sua rede de contatos você torna o recrutamento mais positivo e engajado. 

Entenda agora o que é preciso não só para ampliar seu networking mas para mante-la aquecido.

1. Utilize as Redes Sociais

O uso das redes sociais e principalmente do LinkedIn, uma rede social voltada para área profissional, vai ajudar você a criar uma boa rede de contatos.

É importante que você crie uma rede compatível com as suas necessidades, ou seja, convide alguém que seja relevante profissionalmente para você, adicione pessoas com as quais já trabalhou, não esqueça de incluir na lista as pessoas com as quais ainda deseja trabalhar. Mantenha seus contato aquecidos e interessados em seu perfil, parabenize os amigos com novos cargos, compartilhe artigos e faça comentários relevantes.

2. Programe-se 

Vamos supor que você se inscreveu para um evento de RH e, já está imaginando como vai ser complicado e constrangedor interagir com outras pessoas.

Separamos alguns caminhos nos quais você pode tomar: 

  • Verifique se alguma pessoa conhecida estará no evento, dessa forma vocês podem ir juntos. 
  • Comece se apresentando para grupos que tenham poucas pessoas.
  • Monte perguntas e pense em como deseja se apresentar, isso irá facilitar sua interação.
  • Para não correr o risco de ficar sozinho, chegue um pouco atrasado, 15 minutos é o suficiente. 
  • Você também pode chegar alguns minutos mais cedo e tomar café com outras pessoas e já ir praticando sua apresentação pessoal e fazendo seu networking. 

3. Produza Conteúdo

Manter uma relação entre a vida pessoal e a virtual não é fácil, portanto, encontre o equilíbrio entre elas. Para isso fale sobre o seu trabalho, produza conteúdos interessantes até que se torno uma autoridade nele, as pessoas irão chegar até você. Tem muita gente interessada no que você tem a dizer, pode acreditar! 

4. Use a Escuta Ativa

Preste atenção no que a outra pessoa tem a dizer, tenha interesse verdadeiro pelo assunto no qual ela está falando. 

Ao utilizar a escuta ativa você deve: ouvir com atenção, compreender o que a pessoa está dizendo e interpretar. Isso fará com que seu contato tenha prazer em conversar com você e você, terá deixado uma boa impressão por onde passou.  

5. Participe

Aqui vai uma dica importante e desafiadora, por mais difícil e aterrorizante que parece, participe! Seja uma pessoa ativa em rodas de conversa, eventos, cursos e outras atividades que lhe permitam aumentar sua rede de relacionamentos. 

É importante que você se prepare, que tenhas as idéias bem organizadas para fazer perguntas, quem sabe, dar um depoimento sobre sua trajetória profissional, compartilhar informações, conhecimentos e experiências. Então treine, somente assim você estará tranquilo e preparado para aumentar sua rede de contatos e realizar um networking com excelência.  

E então, gostou das nossas dicas sobre como fazer networking para analistas tímidos?

0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Inscrição na Newsletter

Receba os últimos posts e notícias no seu e-mail

Nunca lhe enviaremos spam.