No nosso Instagram já falamos sobre as diferenças entre os setores de DP e RH. Podem até parecer a mesma coisa, porém cada um tem deveres diferentes. O RH é responsável em recrutar novos talentos compatíveis com a empresa, além de avaliar o desempenho de seus colaborares. Já DP soluciona questões mais burocráticas relacionadas aos funcionários.

Dito isso, quais são as tarefas primordiais de um profissional em Departamento Pessoal?

Conhecimento da CLT

É necessário ter conhecimento da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, e as leis trabalhistas no geral. Acompanhar as eventuais modificações também é necessário, em vista de permanecer atualizado.

Contratos

Contratos e todo o processo de contratação. Tais como o registro na carteira de trabalho, a emissão de crachá do colaborador e dentre outros.

Folha de Pagamento e Férias

Todos os cálculos referentes a salários mensais e outros benefícios, como por exemplo o plano de saúde, vale-alimentação e transporte, participação nos lucros e resultados e etc.

Além disso, esse profissional também cuida das férias dos colaboradores. Todo o planejamento e organização das datas de férias, estabelecimento de datas e remuneração é visto pelo Departamento Pessoal.

Taxas e Contribuições

FGTS e demais tributos associados à carteira de trabalho do funcionário, são do controle do DP. Eles também possuem relação direta com sindicatos e outras entidades trabalhistas.

Fonte: Jornal Contábil

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