O GPTW – Great Place to Work, é um ranking que classifica as melhores organizações para trabalhar, em cima da experiência de seus funcionários.
Esse é um título que muitas empresas almejam, e para conquista-lo há alguns critérios que são considerados, como práticas pela qualidade de vida dos colaboradores, políticas e ações contra assédio moral, promoção da diversidade no quadro de de funcionários e dentre outros.
E como é avaliado esses critérios mencionados? Através de pesquisas de clima, medindo a qualidade do ambiente de trabalho, além da coleta de comentários dos funcionários do local, e também analisando as práticas culturais da empresa.
Mas e como se preparar para obter esse título? Em matéria à Folha, a gerente de RH da KingHost, empresa de médio porte que está no ranking, conta sobre boas práticas para àqueles que querem se candidatar ao prêmio.
Segundo Fernanda Pauletti, a gerente de RH da Kinghost, o primeiro passo é iniciar uma avaliação dos resultados da pesquisa anterior, criando então planos de ações em relação aos pontos de atenção observados.
Ela também levanta um ponto importante, como o de promover ações visando a manutenção da relação de confiança e transparencia entre colaboradores e empresa.
A estratégia da Kinghost para entrar no ranking da GPTW, segundo Fernanda, está focada nos seguintes pontos:
- Elaborar e cultivar relações de confiança
- Gestão e RH atuando em conjunto
- Manter e aprimorar a cultura para a satisfação dos colaboradores
Outro ponto essencial, é o de dar ouvidos aos colaboradores, essa é a grande base para proporcionar as melhorias necessárias, uma vez que dessa forma, é possível executar a inclusão de novos benefícios e práticas.
Ações dentro de certo contexto também são boas práticas à serem seguidas. Por exemplo, em um cenário de pandemia e isolamento social, o benefício de apoio psicológico é uma ação à ser tomada visando o bem estar de seus colaboradores.
Uma empresa com postura de People Centric, é uma empresa que tem como cultura que tem como essência manter o humano no centro, logo, tem a participação de todos os colaboradores nas tomadas de decisão. Essa é uma cultura adotada por algumas empresas rankeadas no GPTW.
O foco é no colaborador, logo, sempre será sobre ouvi-lo e promover as melhorias e ações que podem proporciona-los bem estar.
Fonte: Folha Dirigida